segunda-feira, 29 de junho de 2009

Parabéns João

.
O João é Preto e eu não o conhecia.
.
Num mar de gente e por ocasião do "Kissing Day" em pleno Largo de Camões, João reparou em mim, sentado no chão. Parou a sua dança libertina e, nitidamente embriagado, atravessou o largo numa linha quase recta na minha direcção.
.
Não parecia uma pessoa de rodeios. Cumprimentou-me muito educadamente e foi directo ao assunto: Está desempregado.
.
Não aguentou mais insultos racistas, provocações e ameaças de violência ou repartição por parte do patrão e abandonou a Obra em Odivelas para não responder da mesma forma e agredir a sua entidade patronal.
.
Jura ser bom trabalhador, esforçado e acima de tudo honesto, valor que insiste em dizer que a sua pobre mãe lhe incutiu desde muito cedo. E só Deus sabe o quanto as pessoas conseguem ser honestas sob efeito de álcool!
.
Quis desabafar... porquê comigo? Não sei... mas ganhei um abraço sentido como muito poucos na minha vida. Puro agradecimento por ouvir a sua história responder com umas palmadinhas no seu ombro moldado pelo peso do trabalho de uma vida.
.
Fez-me uma última alusão à sua situação actual. Fazia 42 anos daí a 7 dias e deixara de ter como alimentar a família...
.
O que dizer a uma pessoa destas? Retribuí o abraço e devolvi-o à sua dança despreocupada.
.
.

1 comentário:

Koala disse...

:S é de ficar com o peito apertado....